Há 800 anos, passou da vida terrena para a vida eterna, o grandioso São Francisco de Assis, aqui entitulado como "das Chagas". Francisco homem santo, intitulado por alguns como "Segundo Cristo", pois sua vida foi um dos mais perfeitos exemplos do despojamento e do amor à "Santa Pobreza".
Em nossa Arquidiocese, temos a honra de ter um templo dedicado ao pobrezinho de Assis: A Basílica-Menor de São Francisco das Chagas do município de Canindé, na região sertão central de nosso estado.
Canindé, conhecida como cidade da fé, construída sobre a fé no santo de Assis, lugar onde reúne romeiros das mais diversas partes de nosso nordeste, a segunda maior romaria franciscana do mundo. É nesta cidade onde o Senhor se faz presente, no olhar e no gesto de cada romeiro que por lá passa.
É com essa alegria que DESIGNAMOS o Santuário Basílica-Menor de São Francisco das Chagas ao título de Igreja Jubilar para o Ano Santo de São Francisco de 2026.
Este decreto entra em vigor após a sua leitura na solene concelebração de Abertura do Ano Jubilar na Cidade de Canindé.
Dado e passado na Cúria Metropolitana de Fortaleza, na Quarta-feira de Cinzas, sob o patrocínio de São Francisco das Chagas, aos dezoito dias do mês de fevereiro do ano santo do Senhor de dois mil e vinte e seis, sob o nosso selo e assinatura.
Em Cristo,
Mons. Heitor Lopes
Chanceler Arquidiocesano


.png)